domingo, 5 de dezembro de 2010

POEMA INTERATIVO





ATENÇÃO: Este é um poema interativo. Para que a sua leitura surta o efeito desejado, é necessário que você siga as instruções entre parênteses sempre que elas aparecerem. E para acompanhar esta leitura, você precisará das seguintes coisas: um espelho de qualquer tamanho, uma pessoa muito íntima sua do seu lado ou um número de telefone dela, uma Bíblia e um travesseiro. Boa leitura.


Quem sou?


Prostro-me diante do espelho
E contemplo a minha face.

Será este um espelho mágico
Que mostra somente o que desejo ver?
Ou será ele o espelho da verdade
Que mostra quem realmente sou?

(Olhe-se no espelho durante alguns segundos)

Quem é este que vejo?
Quem é este que encara meus olhos?
Será ele uma invenção minha?
Será apenas uma máscara
Uma personagem forjada pela minha hipocrisia?

(Olhe-se no espelho mais uma vez; encare-se no mais profundo da sua alma; tente ver além da sua imagem)

Oh, Deus, quem sou?
Quem estou sendo neste momento?
Todas as coisas que vivi
Todas as palavras que ouvi
O que experimentei, aprendi
As escolhas que na vida fiz
Os caminhos que trilhei
Tudo isso me faz ser o que sou.

Mas será que todos me conhecem?
Será que meus amigos entendem
O que realmente sou?

(Dirija-se para a pessoa que está ao seu lado ou ligue para alguém e pergunte: Em sua opinião, quem sou eu?)

O que se passa na minha mente?
O que existe dentro do meu coração?
Minhas palavras refletem meus atos?
Meus atos refletem minhas palavras?

Meus sonhos me alimentam
Minhas ambições me guiam
Meus desejos me dominam
Meus prazeres me manipulam.

Quem sou? Quem sou?
Sou o que sou?
Sou o que penso ser?
Sou o que compro?
Sou o que uso?
Ou sou apenas aquilo
Que as pessoas esperam que eu seja?

Posso ser apenas uma vírgula
Ou um ponto de exclamação
Reticências ou talvez parênteses
Quem sabe uma eterna interrogação.

Talvez seja um rei soberano
Ou talvez um vassalo rebelde
Um herói que salva o mundo
Ou um ladrão que rouba sonhos.

Posso esconder-me de mim
Posso ocultar-me dos outros
Mas Deus sabe quem sou
Ele me conhece por inteiro.

(Abra sua Bíblia e leia os seguintes textos: Salmo 103:14-16; Romanos 3: 10-18; Romanos 3:23; Mateus 15:19)

Meus defeitos, minhas virtudes
Meus medos, meus erros, meus acertos
Estão tão claros quanto a luz do dia
Tão cristalinos quanto a pura água da fonte.

Ele sonhou comigo e me fez o que sou
Mas deixou-me livre para ser o que eu quisesse
Então hoje me pergunto: Quem sou
Para mim, para as pessoas, para Deus?

Deito-me em meu leito
E recosto a cabeça no travesseiro
Aqui sou apenas eu e mais ninguém
Sou aquilo que verdadeiramente habita em mim.

Sim, eu sei quem sou.

(Deite-se e recoste a cabeça no travesseiro. Veja que você sabe muito bem quem é)

Nenhum comentário:

Postar um comentário