quinta-feira, 3 de março de 2016

TEORIAS E TEOREMAS







Eu criei uma filosofia, e depois uma teoria
Para explicar tudo o que via, sentia
Tudo o que pensava e observava
Aquilo que eu fazia da minha vida
E também aquilo que a vida me fazia.

Criei esquemas, inventei mil teoremas
Pesei cada circunstância e diversas situações
Delimitei espaços, tracei metas
De um ponto a outro fiz uma linha reta
E no final de tudo eu tinha em mãos
Um maravilhoso manual de instruções.

Então fiquei de pé sobre o monte da minha vida
Observando cada subida e cada descida
Programando como agiria em determinados momentos
Baseado nas teorias sobre o que já vivera
Em tudo aquilo que no passado me acontecera
Nas atitudes que tomei ou deixei de tomar
As soluções encontradas e as desencontradas
Para saber o que fazer e falar.

Criei vários compartimentos dentro de mim
Que seriam abertos nos momentos de necessidade
Ou que seriam fechados se caso precisasse
Mas uma vez acionados, cumpririam o seu papel:
Resolver os problemas, enfrentar as dores
Ser proativo em um mundo de muitos dissabores
Para estar firme, de pé, mantendo acesa a fé.

Eu tinha o compartimento da minha vida emocional
Da minha vida prática aliada à espiritual
Dos pecados secretos que não quero nem falar
Dos medos e das dúvidas que podiam me abalar.
Compartimentos da minha vida afetiva
E tudo aquilo que dizia respeito à minha família
Aos amigos, ao trabalho, à diversão, à poesia
E quem sabe a uma amada sempre tardia.

Compartimentos havia para todas as ocasiões
Com as instruções preparadas para cada ação
Mas logo percebi o que uma grande lição:
“Não se entra duas vezes no mesmo rio”.
Então por um fio estavam os meus esquemas
Meus teoremas, minhas filosofias, minha pretensão
De achar que a vida é tão medíocre e pequena
Capaz de caber inteira no meu manual de instrução!

Os problemas passados sempre vêm em novas formas
As soluções experimentadas nem sempre funcionam
A cada dia é um dia novo na nossa existência
A nossa essência não admite repetições equivocadas
O inesperado sempre nos arma uma emboscada
E aquele alicerce que achávamos bem construído
Faz o efeito contrário e tudo acaba destruído.

Aprendi a viver a cada dia de forma única
Uso todas as experiências que da vida eu apreendi
Mas entendo que cada momento é um momento
Cada problema é um invento que precisa ser aprendido
O que ontem funcionou, hoje pode estar perdido!
Novas armas, novas ideias, novas teorias e teoremas
Mudando constantemente o formato do esquema
E tudo se encaixa a cada dia um pouco mais.

Das minhas filosofias e das minhas teorias
Somente a minha fé jamais admitirá variação
E eu sigo crendo fielmente, bem no fundo do coração
Que os problemas são vírgulas que Deus nos acrescenta
Antes da chegada daquele ponto final.
Esperança que se vê, não é esperança
Não preciso de manuais, mas apenas da confiança
De que pela fé todas as coisas se transformam

E que no fim de tudo terei a eterna bonança.

Mizael de Souza Xavier
03.03.2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário